Histórico

Em 13 de julho de 1967, 32 empresários de Joaçaba se reuniram para criar o Clube de Diretores Lojistas de Joaçaba pela necessidade de troca de informações entre lojistas, contínuo aprimoramento empresarial e ação coordenada de interesses da classe. No início, e por longos anos, a entidade não tinha sede definitiva. Em 1985, foi adquirida sala própria, que até hoje funciona no 8º andar do Edifício Ermacenter, no centro da cidade.

Nos últimos anos, com o nome de Câmara de Dirigentes Lojistas, obteve várias conquistas, passando a oferecer melhores serviços e a estimular o associativismo. A CDL realiza anualmente uma série de promoções, visando estimular as vendas. Uma iniciativa louvável é, sem dúvida, a realização do Natal Feliz, promoção que visa fortalecer o comércio e difundir o nome de Joaçaba em todo Estado.

Em 2000, iniciou seu projeto mais ousado: a construção do 3º maior monumento das Américas. O Monumento a Frei Bruno, em homenagem ao religioso que viveu em Joaçaba e conquistou milhares de devotos, impulsionará o turismo religioso no município.

A CDL também lançou no mesmo ano à promoção Dia D. Em um sábado de cada mês, as lojas e prestadores de serviço ficam de portas abertas para clientes em horário especial. A entidade também sempre está à procura de atualização para associados e funcionários, através de cursos em parceria com o a FCDL, Sebrae e o Senac.

Em 2013 instalou-se junto ao Monumento Frei Bruno, o Centro de Observação Espacial Frei Bruno. O Observatório conta com telescópios de longo alcance e acervo fotográfico de ultima geração. O público poderá visualizar o Sol, Lua, Estrelas, Passagens de Cometas, Asteroides e Eclipses.

A CDL é a maior provedora de informação e conhecimento para o varejo e reconhecida como a mais expressiva força do comércio. É, portanto, um verdadeiro patrimônio do lojista.