Monumento Frei Bruno

Frei Bruno foi um religioso que marcou e ainda marca todas as pessoas que o conheceram nos últimos anos de vida, quando viveu em Joaçaba. Alguns devotos o consideram santo devido às graças alcançadas por seu intermédio. Seu nome é conhecido em toda a região Meio Oeste de Santa Catarina e está presente em diversas obras, como hospitais, ginásios, colégios e bairros. Foi escrito um livro sobre sua vida intitulado "Conversa de Santos".

Em sua homenagem, Joaçaba realiza todos os anos, no mês de fevereiro, a Romaria Penitencial de Frei Bruno, iniciada em 1987. Com muita fé, agradecendo graças ou pedindo milagres na intercessão de Frei Bruno milhares de fiéis de diferentes regiões do País participam da celebração que vem crescendo a cada ano.

Em 2001, surgiu o sonho de edificar um monumento para o frade. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba encabeçou o projeto, que começou a ser construído em um terreno doado pela família Montenegro de Oliveira, no Morro Panorâmico, um dos pontos mais altos do município, com vista para as cidades de Joaçaba e Herval D'Oeste.

O monumento inaugurado em 2008 é considerado o 3º maior das Américas, com 37 metros de altura, menor apenas que o Cristo Redentor (40m) e a Estátua da Liberdade (57m). A imagem foi construída em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e revestida em fibra de vidro.

Atualmente o Monumento Frei Bruno consolida-se como um importante ponto turístico não somente para a cidade de Joaçaba e região, mas sim para todo o estado de Santa Catarina, recebendo centenas de visitantes diariamente, muitos destes oriundos de outros países.

O Monumento também com o Museu do FREI BRUNO, que conta um pouco sobre a história do Frei.

O processo de beatificação do Servo de Deus Frei Bruno prossegue dentro do que era esperado pela Comissão Histórica e pelo Tribunal Eclesiástico. Dom Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, explica que está avançado o trabalho das pessoas envolvidas na missão de comprovar a santidade do religioso, que já reúne milhares de devotos em várias regiões do país.

Horários de Visita para o Museu

14h às 19h
Contato - 3522.2807