CDL/Joaçaba promove no próximo sábado, dia 22, mais uma campanha para coleta de lixo eletrônico

19 de Setembro de 2018

O lixo tecnológico ou eletrônico possui uma grande quantidade de substâncias que são muito prejudiciais ao ambiente e ao homem. Preocupado com esta situação a FCDL/SC, com apoio das CDLs, criou no Estado um programa chamado Recicla CDL. O objetivo é conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado. No próximo sábado, dia 22, a CDL vai promover em Joaçaba mais uma ação deste programa. Em parceria com a empresa Alpha Lixo Digital vai ser montada uma estrutura na praça em frente a prefeitura para fazer a coleta do lixo eletrônico. O material poderá ser levado até a praça no horário das 08h30 às 12h. A empresa é especializada em coletar e dar a destinação correta ao lixo eletrônico evitando desta forma que ele chegue ao Meio-Ambiente. Poderão ser levados gabinetes de computadores, processadores, impressoras, placas-mãe, celulares, drivers, forno elétrico, monitores CRT e TVs, pilhas, vídeos cassetes, telefones e muitos outros. Tubos de imagem, como requerem um tratamento especial após a coleta, será cobrado R$ 5,00 por unidades. Lâmpadas R$ 0,50, Tonners R$ 0,50. Materiais diversos que tenham sido alterados, retirados peças, passados por triagem e afins, também será cobrado o valor de R$ 0,50. Televisores e monitores completos, sem alterações, não haverá custo.
A empresa Celulose Irani também participará da ação distribuindo mudas de árvores, uma ação alusiva ao dia da árvore.
Estima-se que por ano são gerados mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em todo mundo.