Comércio ambulante em Joaçaba segue sendo alvo de reclamações

12 de Abril de 2019

O comércio ambulante em Joaçaba continua sendo alvo de reclamações de empresários e tem gerado alguns estudos por parte da administração municipal. De bolacha, celulares à estofados, dependendo do período do mês, é comum encontrar pessoas na informalidade principalmente nos locais de maior circulação. Entre os pontos de preferência estão a cabeceira da passarela que liga ao município de Herval d’Oeste, as imediações do banco Bradesco e alguns trechos da XV de Novembro.

O Secretário de Administração e Finanças, Jorge Dresch, admite que trata-se de um problema no momento difícil de ser resolvido em Joaçaba. Segundo ele a prefeitura por várias vezes notificou, multou e fez a apreensão de mercadorias que estavam sendo vendidas. Os ambulantes recorrem pagam a multa estipulada e poucos dias depois voltam para as ruas com os alvarás que são emitidos pela própria prefeitura.
O Secretário informou que está sendo estudada uma forma de apreensão definitiva da mercadoria em caso de reincidência e não mais liberação do alvará. Também a prefeitura tem intenção de definir pontos para que ocorra este tipo de comércio, já que alguns abusos têm sido registrados, como por exemplo, ambulantes vendendo em porta de lojas a mesma mercadoria. Em breve, segundo o secretário, será desencadeada uma nova fiscalização, a fim de coibir a ação. Jorge Dresch reclama também do desinteresse do Estado que não atua como deveria, fiscalizando as mercadorias e verificando as questões relativas a procedência e emissão de nota fiscais.
Sobre a possibilidade de se criar um local específico para reunir os ambulantes, uma das possibilidades em estudo, existe o temor de que este local se transforme num camelódromo. A prefeitura promete mais rigor a partir de agora diante das reclamações dos empresários.

Galeria de Imagens

Outras Notícias

CDL recebe homenagem do Hemocentro 26/06/2019 Divulgados os ganhadores da promoção do Dia dos Namorados da CDL/Joaçaba 13/06/2019 Empresário Ary Reginatto é eleito presidente do Conselho Diretivo da CDL/Joaçaba 11/06/2019