FCDL/SC: Varejo catarinense avalia vendas de Carnaval e volta às aulas

20 de Fevereiro de 2018

Os dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Santa Catarina apontam que, apesar do bom fluxo de clientes, o comércio ainda aguarda o retorno do otimismo entre os consumidores, que se materializa pela retomada no crescimento das vendas. Tanto a procura por material escolar quanto por adereços para o Carnaval ficaram abaixo do esperado pelos lojistas catarinenses. A avaliação da Federação das CDLs (FCDL/SC) é que isso se deve ainda às indefinições governamentais político-econômicas no cenário nacional.

“Nas últimas semanas observamos um bom movimento de consumidores nas lojas, porém os números não apontam o crescimento desejado. A sensação é que a economia ainda não pôs o pé no acelerador. A origem disto está no cenário nacional, com a indefinição sobre a aprovação de reformas fundamentais para a economia, como a da Previdência”, pondera o empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Um dos motivos do apoio da FCDL/SC à reforma é pela grande diferença entre as aposentadorias concedidas aos trabalhadores do setor público em relação aos do setor privado, cujo limite máximo é um pouco inferior a R$ 6 mil. A reforma pretende equilibrar esta conta, sem retirar direitos dos que já estão aposentados ou dos que já possuem direito ao benefício.

“Já há insuficiência de recursos para cobrir os compromissos dos planos de aposentadoria. Se a reforma não for aprovada, todos terão dificuldades no futuro para receber o benefício, e os investimentos que o setor produtivo necessita vão para cobrir o buraco da Previdência”, finaliza Tauffer, que endossou o manifesto divulgado recentemente pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem).
Fonte: FCDL