FECOMÉRCIO divulga números que mostram vendas durante o carnaval

07 de Março de 2018

A combinação de chuva, resquícios da recessão e problemas no trânsito pode ter pesado nos resultados do Carnaval deste ano em Santa Catarina. As três questões foram apontadas pelos empresários como os principais desafios nos dias de folia, conforme sinaliza a pesquisa da Fecomércio SC sobre os impactos da festa nos negócios em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba.

O ticket médio dos estabelecimentos desacelerou de R$233,17 em 2017 para R$154,06 neste ano. Os gastos foram mais altos em Florianópolis (R$185,13), em contraponto a Joaçaba (R$90,93).

A variação do faturamento em relação ao Carnaval do ano passado foi negativa (-8,7%), mas ainda assim menor do que em 2017 (-12,7). Já na comparação com os meses comuns do ano, a alta foi de 4,4% no caixa. Os números são mais expressivos no setor de hotelaria: queda de 3,3%, inferior à variação de 2017 (-12,1%), e avanço de 34,4%, com 73,9% dos leitos ocupados. O percentual chega a 81,7% em Florianópolis.

Pelo menos 15,7% dos estabelecimentos entrevistados contrataram mão de obra extra para atender a demanda do Carnaval, acima do ano passado (12,5%). Os setores que mais reforçaram o quadro de funcionários foram de bares, restaurantes e lanchonetes (26,5%) e hotéis e pousadas (21,3%).

Entre os pontos positivos do Carnaval, os entrevistados apontaram a qualidade turística do destino e as ações realizadas pelos próprios empresários, que investiram em ações promocionais, qualidade nos serviços, planejamento e em novos colaboradores. “O Carnaval movimenta a economia dessas quatro cidades, mas com os ajustes no orçamento das famílias, os gastos considerados não essenciais, como é o caso do lazer, ficam em segundo plano. Com a retomada da economia em 2018, especialmente em SC, as atividades turísticas e os serviços começam a reagir e mostrar melhor desempenho. Em 2017, o estado foi o 4º que mais empregou no turismo”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Os dados foram levantados com 432 estabelecimentos comerciais, entre os dias 14 e 19 de fevereiro de 2018. O grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.

Outras Notícias

Confira os ganhadores da Promoção 2018 Premiado do Dia dos Namorados 17/06/2018 Workshop sobre Redes Sociais reúne mais de 50 participantes 08/06/2018 CDL/Joaçaba promoverá Workshop sobre Redes Sociais Digitais 01/06/2018