Centro de Observação Espacial

O Centro de Observação Espacial Frei Bruno visa oportunizar aos seus visitantes a experiência única de visualização do universo.

A sua principal proposta é desenvolver a prática da Astronomia em Joaçaba, fornecendo informações atualizadas ao público e incentivando a observação habitual do céu, já que essa importante ciência desperta a curiosidade das pessoas.

O Centro foi inaugurado em de Abril de 2013 com o intuito de trazer para a nossa região um serviço diferenciado e único, agregado ao Monumento Frei Bruno, desta forma trazendo um número maior de turistas, estudantes e curiosos a nossa cidade.

A CDL Joaçaba, através da Diretoria do biênio 2013/2014 em parceria com o Professor Gilmar um estudioso e eterno apaixonado pelo espaço, tornou essa ideia possível.

O Centro conta hoje com modernos equipamentos de observação espacial. São refratores e refletores de longo alcance os quais tem a capacidade de visualização de planetas, estrelas, aglomerados, nebulosas nos quatro quadrantes do céu de Joaçaba. Além dos equipamentos o centro conta com um grande acervo fotográfico de imagens geradas no próprio Centro e pela agencia espacial americana NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço).

Para complementar a visita são administradas palestras de cunho didático e cientifico. Os temas a serem abordados podem ser escolhidos pelos visitantes, desde que agendado com antecedência.

Imagens de ultima geração do espaço, geradas pela NASA e programas via-satélite permitem o seu acompanhamento em tempo real. O Centro de Observação Espacial Frei Bruno é hoje um dos melhores centros de informações no campo da Astronomia do Sul do Brasil.

Professor Gilmar Marcos de Oliveira

Pós-graduado e pesquisador do universo há 20 anos, dedicados à astronomia.
Realizou diversos trabalhos e projetos no campo da astronomia no Brasil e exterior.
Para 2014 o professor Gilmar lança o livro "Astronomia para todos" com uma linguagem de fácil acesso a diversos níveis de compreensão.

Horários de Visita

Segunda/Quarta/Sexta
19h às 22h
Excursões mediante agendamento
Contato – 9915.3838